domingo, 31 de julho de 2011

DROGAS: A CURA DA DEPENDÊNCIA


De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas WDR 2010, o consumo de substâncias ilícitas vem crescendo consideravelmente a cada ano, principalmente na América Latina.
As drogas ou substâncias psicoativas modificam o estado de consciência do usuário, e sabe-se que o consumo destas existe desde os primórdios da história do homem, em praticamente todas as culturas conhecidas. O desejo de fazer uso de algum tipo de droga vem associado com a curiosidade, prazer, fuga entre outros motivos. Desta forma, o uso de drogas é utilizado como uma forma de auto-regulação, uma tentativa de equilibrar a ansiedade, depressão e sentimentos de raiva ou qualquer tipo de desconforto subjetivo, além de funcionar muitas vezes como facilitador da expressão dos afetos, isso porque, a repressão dos afetos fica sendo mediada pelo uso de drogas.
Identificando os motivos da drogadição, pode-se auxiliar na cura, entretanto, esta não significa apenas o abandono da dependência, mas sim a avaliação e a resolução de conflitos que deram início à utilização da substância. Em primeiro lugar, familiares devem ficar atentos aos comportamentos que podem indicar o abuso de drogas, como por exemplo, irritabilidade, agressividade, sonolência e um certo distanciamento do convívio familiar, para isso, dialogo é essencial.
O usuário precisa sentir confiança e segurança para expor o problema e assumir sua dependência, primeiro para si mesmo e depois para os demais para que assim ele possa aceitar ajuda. No momento de crise, a repreensão não é efetiva, a conversa deve ser franca e clara quando o usuário não estiver sob o estímulo da droga.
Pessoas que têm objetivos definidos e investem no futuro apresentam probabilidade menor de usar drogas, porque o uso desta interfere com os seus planos, bem como a elevada auto-estima, os sentimentos de valor, habilidade, orgulho, respeito e satisfação com a vida podem servir de proteção contra a dependência de drogas quando combinada com outros fatores protetores do seu contexto de vida. No entanto, entende-se a dificuldade de obter e manter esses requisitos de proteção contra as drogas. Nesse sentido o acompanhamento psicológico se faz muito útil na medida em que visa estabilizar emoções demasiadas, que como dito anteriormente, podem incentivar o início do uso de substancias psicoativas.
Cabe ressaltar que a cura da dependência depende de diversos fatores, apenas conseguir a abstinência não pode ser considerado cura, pois a personalidade vai continuar sendo dependente, porém essa canalizada para outro objeto. Por isso, diz-se que é necessário uma mudança de comportamento e também um fortalecimento das emoções e do aparelho psíquico para que a cura propriamente dita seja possível, e este é o objetivo da psicoterapia, por isso aconselha-se o acompanhamento psicoterápico para o melhor tratamento da dependência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário