quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DEPRESSÃO DE FIM DE ANO


Os últimos meses do ano representam o fim de um ciclo e a preparação para o início de outro, a ideia de finitude leva à reflexão sobre o que foi vivido durante o ano, as conquistas e realizações, bem como planos e objetivos que não foram alcançados, expectativas que não se cumpriram, decisões e situações difíceis. Mas ao mesmo tempo nascem novas esperanças para o ano que está por vir, consequentemente inúmeros sentimentos podem se manifestar, alegria, tristeza, prazer, satisfação, tensão e ansiedade.
A frequente avaliação feita do presente e de todas as experiências vividas podem exacerbar alguns sentimentos negativos. Portanto, é comum algumas pessoas desenvolverem depressão diretamente relacionada com os últimos meses do ano. Os sintomas incluem sentir-se deprimido, sem energia, cansaço, dificuldades para dormir e preocupação excessiva. Cabe ressaltar que a característica da depressão de fim de ano é o período de tempo que ela ocorre, portanto os sintomas devem desaparecer na medida em que o ano e a rotina comecem.
Percebe-se então, a importância de estar atento às emoções e identificar o quanto elas interferem negativamente na sua vida. Prestar atenção na intensidade e continuidade dos sintomas é necessário na busca da ajuda correta. Ter cuidado com as expectativas para que não sejam geradoras de angústias e frustrações, não ser tão rígido consigo mesmo, resolver o passado e avaliar a situação de forma mais calma pode afastar a tristeza deste período.

Pamalomide Zamberlan
CRP: 07/18262
pamalomidez@yahoo.com.br
(51) 9515-7589
Jornal A Hora do Vale, Lajeado - RS. 20/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário