segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Os desafios dos relacionamentos contemporâneos


“O amor nunca morre de morte natural. Ele morre porque não sabemos como renovar a sua fonte. Morre de cegueira e dos erros e das traições. Morre de doença e das feridas; morre de exaustão, das devastações, da falta de brilho.”
 Aglair Grein-psicanalista

O relacionamento só existe com a participação de duas pessoas e portanto, depende de ambas para se fortalecer ou se extinguir.  Sempre que duas pessoas se encontram, algo novo passa a existir, um novo fenômeno é criado, e esse fenômeno chamamos de relação.
Quando a relação acontece, ela indubitavelmente, muda e transforma as duas pessoas, ao se relacionar ficamos diferentes, algo novo entra em jogo. Ao mesmo tempo que duas pessoas criam um relacionamento, elas também são criadas por ele, de forma que ele age sobre nosso comportamento, emoção, intelecto e projeto de vida.
Isso não é abstrato, sentimos na prática as mudanças. Um relacionamento tem o poder de nos aperfeiçoar e nos permite dar o nosso melhor, a função de relacionar-se é essa, nos fazer crescer emocionalmente.
Entretanto, não é uma mudança simples, nem sempre tranquila, pois são dois mundos diferentes que se encontram para formarem algo comum e único e isso é muito complexo. Cada pessoa carrega consigo um longo passado e muitos planos para o futuro, passado que incomoda e planos de uma vida idealizada a partir de fantasias. Esses são os principais obstáculos nos relacionamentos, principalmente no mundo contemporâneo, já que todos estão mais inflexíveis e menos dispostos à mudanças em prol de outra pessoa ou de um relacionamento.
Não é segredo, portanto, que no mundo em que vivemos as pessoas acabam se tornando cada vez mais descartáveis. Quando uma pessoa não nos satisfaz mais, não supre as nossas necessidades individuais nos afastamos, substituímos por outra, e assim vamos criando laços afetivos cada vez mais superficiais e insignificantes. Não se procura aprender com o relacionamento e com a pessoa que está ao nosso lado, simplesmente não abrimos mão de conceitos fixos, que acabam nos levando sempre ao mesmo lugar: infelicidade e incompletude.
Por isso relacionar-se acaba sendo mais complicado do que imaginamos. E por isso também as pessoas acabam com medo de se entregar a uma relação verdadeira, medo das mudanças, da intimidade e medo de toda sua fantasia cair por terra.

O mundo em que vivemos está dando cada vez mais importância á individualidade, ao egocentrismo e esquecendo que somos seres relacionáveis, e isso significa que precisamos nos relacionar, e uma relação completa, íntima e que possibilite a nossa evolução como seres capazes de amar verdadeiramente é isso que os relacionamentos precisam, capacidade de amar, sem egoísmo!